Formação em Psicopatologia Comportamental

A Formação em Psicopatologia Comportamental do IBAC é um curso voltado para estudantes de Psicologia (a partir do 8º semestre), Psicólogos e Psiquiatras, que tem como objetivo oferecer formação aprofundada sobre diagnóstico comportamental e queixas frequentes no campo da saúde mental. A estrutura curricular abrange a formação teórica e prática do aluno, pois, além da exposição de exemplos clínicos durante a apresentação dos transtornos psiquiátricos, o curso conta com uma unidade de discussão de casos, com carga horária de 15 horas dedicada à análise de casos clínicos, que são atendidos pelos alunos e envolvem os diagnósticos abordados nas aulas. Cada unidade do curso contará com a descrição formal de transtornos psiquiátricos específicos, a compreensão analítico-comportamental da sintomatologia apresentada e os tratamentos com eficácia para a sua abordagem clínica. O corpo docente cuidadosamente selecionado possui ampla experiência acadêmica e prática em Análise do Comportamento e saúde mental, considerando cada um dos transtornos abordados. A partir do estudo crítico sobre sistemas classificatórios que utilizam categorias diagnósticas, o curso oportuniza o desenvolvimento do repertório de um Analista do Comportamento que atua em Psicopatologia.

Todos os cursos do IBAC são ofertados no formato presencial ou 100% on-line. No entanto, atualmente, o formato presencial está temporariamente suspenso de acordo com decretos no Distrito Federal e recomendações de Organismos Internacionais de Saúde em função da pandemia da Covid-19. Todas as inscrições serão feitas apenas no formato online, até que seja possível retomar parcial ou integralmente as atividades presenciais no instituto.

Apresentação

De acordo com a ciência comportamental, modelos de psicopatologia e comportamentos descritos como ”normais” têm a mesma natureza. Podemos analisá-los por meio de padrões que são selecionados em três níveis de determinação do comportamento: filogenético, ontogenético e cultural. Portanto, analistas do comportamento têm se dedicado ao desenvolvimento de diagnósticos funcionais, ao abordar queixas de saúde mental, planejando as intervenções a partir da compreensão das variáveis mantenedoras dos padrões comportamentais que envolvem as queixas clínicas motivadoras da busca por terapia.

Embora a descrição topográfica e nomotética dos sistemas classificatórios de categorias diagnósticas (Classificação Internacional de Doenças – CID e Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)  contraste ao caráter idiográfico e funcional das análises desenvolvidas por analistas do comportamento, a prática clínica demonstra a importância de que o profissional conheça os transtornos descritos nestes manuais e seja capacitado para elaborar ou confirmar hipóteses diagnósticas. Esta conduta é especialmente importante para que consiga se comunicar com outros profissionais da saúde que também acompanham o seu cliente e identifique tratamentos com evidência científica para a queixa diagnóstica apresentada. 

Além disso, desde 1996, o Psicólogo é um profissional explicitamente autorizado a atestar e diagnosticar Transtornos Mentais (Resolução CFP Nº 015/1996), porém, nem sempre se reconhece capacitado para desempenhar esta função. O curso de Formação em Psicopatologia Comportamental visa oferecer oportunidade para o desenvolvimento deste repertório profissional e o fortalecimento da habilidade de elaborar análises funcionais, promovendo uma abordagem completa das queixas clínicas. 

PRESENCIAL OU ON-LINE?

Todas as aulas de nossos cursos de pós-graduação e formação, além de serem ministrados em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assisti-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mundo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (on-line) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador (tablet ou celular) e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. O aluno presencial também tem a possibilidade de participar da aula no modo on-line caso não possa comparecer. Tanto o aluno on-line como o presencial podem acessar à gravação das aulas na impossibilidade de participar no dia.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Para confirmar sua matrícula neste curso, você precisará:

  1. Aguardar a confirmação de sua turma. 
  2. Verificar o e-mail com dados de acesso ao Portal, que será enviado apenas após a confirmação. 
  3. Acessar o Portal e enviar cópia digitalizada de qualquer documento indicado como obrigatório.

 

Para inscritos em Cursos de Pós-Graduação, é obrigatório envio de:

12/08/2021

Oferecer formação teórica e prática sobre categorias diagnósticas descritas em manuais
classificatórios, a partir da perspectiva de diagnóstico comportamental. Pretende-se dar ênfase às possibilidades de análise funcional e aos tratamentos com eficácia reconhecida para os transtornos estudados, promovendo uma abordagem completa de queixas frequentes no campo da saúde mental.

Estudantes de Psicologia a partir do 8º semestre, Psicólogos e Psiquiatras.

Aulas semanais nas quintas-feiras das 19h às 22h*; e Aulas mensais no sábado, de 09h-12h. 

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. 

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento.
  4. Sua inscrição estará concluída.

Ao confirmar o pagamento, sua inscrição será automaticamente concluída. Você receberá um e-mail com os dados para acesso ao Portal do Aluno.
Aguarde a validação de sua matrícula e de sua turma.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

Inscrições em breve

Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade Presencial ou On-line,
Valor para Alunos e Ex alunos IBAC*

Modalidade Presencial ou On-line
Valor para Público Geral

* É necessário estar regularmente matriculado em um curso do IBAC ou apresentar certificado do curso de formação para comprovação de vínculo institucional.
* A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2021.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida, a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.

Coordenação do Curso

Jéssica Alves

Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), Psicóloga (IESB), Coordenadora da Clínica Escola do IBAC …

Marina Soares

Mestre em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) …

Professores

professores já confirmados

André Bravin

Mestre (2006) e Doutor (2014) em Ciência do Comportamento pela Universidade de Brasília Especialista em Psicologia Clínica. …

Cintia Milanese

Psicóloga, especialista em Sexologia Aplicada pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX); Especializanda em Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT pelo …

Jéssica Alves

Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), Psicóloga (IESB), Coordenadora da Clínica Escola do IBAC …

Joana Singer

Psicóloga e supervisora clínica, diretora e professora do Centro Paradigma de Ciências do Comportamento, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela …

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990 …

Marina Soares

Mestre em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) …

Alguns depoimentos do curso

DIFERENCIAIS

1) O IBAC já tem 12 anos de experiência com a oferta de cursos na modalidade online. Com a modalidade Presencial Conectado, o aluno consegue assistir às aulas em sua casa ao mesmo tempo em que as aulas acontecem no instituto. Ele consegue fazer comentários e tirar dúvidas, em tempo real, por meio da mediação de um Monitor (estudante de psicologia), treinado no IBAC, e presente em sala, junto ao professor.

2) Todos os alunos, presenciais ou online, poderão acessar qualquer aula do curso após a ocorrência desta, mediante solicitação de acesso. Isto servirá para alunos que, por algum motivo, não puderam assisti-la ou aqueles que queiram revisá-la.

3) Os cursos de Pós-graduação e Formação 170h contam com uma exigência prática, que dá oportunidade para o aluno aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala e em seus estudos e atendimentos clínicos. Essa prática pode acontecer na Clínica Escola do instituto, sob a supervisão de Psicólogos Clínicos experientes.

4) O aluno regularmente matriculado em qualquer curso do IBAC tem acesso gratuito ao curso de Inglês Instrumental (40h), que ensina sobre ferramentas para busca e leituras de textos técnicos da área.

5) Os alunos regularmente matriculados nos cursos do IBAC tem vantagens e descontos em outros cursos e eventos oferecidos pelo instituto. Recebe 10% de desconto nas mensalidades do segundo curso de longa duração (de menor carga horária), 50% de desconto no valor dos Minicursos e 10% de desconto no valor dos Cursos de Extensão.

6) Os professores dos cursos são, em sua ampla maioria, doutores e mestres, com ampla experiência clínica.

7) Os cursos de Formação 170h são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação, com oportunidade de desenvolver repertório técnico clínico por meio de aulas teóricas que relacionam conteúdos da Análise do Comportamento à prática clínica e da experiência de estágio na nossa clínica escola.

8) Os alunos do IBAC têm à sua disposição monitorias sobre Princípios Básicos de Análise do Comportamento e sobre Análise Funcional.

09) Alunos que finalizaram os cursos de Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de créditos para os cursos de Pós-graduação.

10) O IBAC tem 22 (vinte e dois) anos de experiência no aprimoramento em cursos de Pós-graduação e Formação, sendo pioneiro e inovador em diversas propostas metodológicas.

11) Quase todos os Terapeutas da clínica particular do IBAC, assim como a grande maioria dos professores e supervisores, já foram alunos do instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do instituto, que dá oportunidade de desenvolvimento profissional aos seus alunos em diversos aspectos.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos aluno IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2021.