Formação em Neuropsicologia

A Formação em Neuropsicologia do IBAC tem como principal inovação proporcionar ao aluno uma formação completa em Neuropsicologia clínica em interface com as neurociências. O quadro docente é fortemente qualificado com profissionais especialistas, mestres e doutores, os quais possuem tanto experiência acadêmica quanto clínica. Como trata-se de um curso transdisciplinar, o aluno participará de aulas ministradas por psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacionais e pedagogos renomados.
O curso contará, também, com a participação de professores convidados e renomados em Neuropsicologia e Neurociência de outras cidades para oferecer aos seus alunos atividades completares, tais como palestras e minicursos.
A estrutura curricular possibilitará ao aluno tanto a formação teórica quanto prática, por meio de supervisões e elaboração de monografia. O curso consistirá em três módulos, sendo cada um semestral. O IBAC oferece, ainda, atividades extracurriculares como inglês instrumental, jornadas, workshops e grupos de estudo. A missão do curso é proporcionar ao ingresso do curso de Formação em Neuropsicologia do IBAC aulas dinâmicas com conteúdo e referências bibliográficas constantemente atualizadas em um ambiente bastante motivador, de modo a instigar a participação dos alunos, conectando-os profissionalmente com a Coordenação do curso e demais docentes.
Os alunos do IBAC contam também com sistema de aulas à distância (online / presencial conectado) que pode ser utilizado em caso de viagens ou outros impedimentos temporários no modo presencial. Este e todos os demais recursos asseguram uma formação profissional muito bem qualificada para a atuação clínica. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região centro-oeste, constituindo-se também numa forte referência no Brasil.


Neuropsicologia


   A Neuropsicologia é uma área da Psicologia em interface com a Neurociência. O curso de Formação em Neuropsicologia tem como objetivo compreender a relação do cérebro com o comportamento e vice-versa, tanto em relação ao desenvolvimento normal quanto após lesões no sistema nervoso central que podem ter gerado comprometimento de uma ou mais funções neuropsicológicas (orientação, atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, percepção, linguagem, raciocínio, visuoconstrução, práxis, personalidade, afeto, pensamento, processamento da informação, funções motoras e funções executivas).
   A atuação do Neuropsicólogo envolve executar a avaliação neuropsicológica como exame complementar por meio da administração de testes padronizados e tarefas neuropsicológicas. O Neuropsicólogo também deve, em sua atuação, elaborar laudos neuropsicológicos baseados no treino técnico da escrita de relatórios em linguagem clara, objetiva, coesa e formal.
   Visa-se, por meio da avaliação neuropsicológica, estabelecer as principais potencialidades e dificuldades e/ou déficits neuropsicológicos dos pacientes com quadro de lesão encefálica decorrentes de acidente vascular encefálico (AVE), traumatismo crânio encefálico (TCE), amnésias, demências, síndromes neurológicas, transtornos do neurodesenvolvimento infantil e transtornos mentais. Ao se compreender teórica e reflexivamente as perdas funcionais dos pacientes a luz da Neurociências e das práticas clínicas, o Neuropsicólogo pode formular hipóteses sobre o funcionamento neuropsicológico e proporcionar intervenções clínicas especializadas. O laudo neuropsicológico, além de auxiliar o diagnóstico, permite aos demais profissionais da equipe multidisciplinar traçar as principais intervenções e formas de tratamento (e.g., práticas de Re(H)abilitação neuropsicológica e treino de habilidades cognitivas e comportamentais) que contribuam para a reinserção do paciente na vida comunitária, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. O neuropsicólogo trabalha em equipe multidisciplinar em contextos diversificados – consultórios, hospitais, área forense, escolas e clínica, contribuindo para os processos de tomadas de decisão, escolha de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.


Análise Comportamental Clínica


A Análise do Comportamento é uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando restrições quanto a qualquer tipo de comportamento a ser tratado. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão comportamental sem precisar encaminhar para outra abordagem psicológica. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar - e não alternativo - quando questões orgânicas demandaremo uso de medicamentos. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado pela área que interpreta e age a partir de dados derivados de estudos controlados.
Capacitar profissionais em Neuropsicologia a exercerem domínio teórico e prático desde a avaliação, aplicação de testes (restrito aos psicólogos), elaboração e interpretação de laudo neuropsicológico para que possam estar aptos a atuarem em equipes multidisciplinares em ambientes clínicos, de saúde, educacionais e do campo jurídico.
1 Ano e meio (3 módulos semestrais).
420 horas incluindo teoria e prática.
Módulo 1
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Módulo 2
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Módulo 3
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Profissionais e estudantes (a partir do 8º semestre) de graduação das áreas de Saúde e Educação. Apenas Psicólogos estarão aptos a utilizarem instrumentos de uso restrito do Psicólogo (RESOLUÇÃO CFP N.º 002/2003 – Art. 1/ § 1o do Art. 13 da Lei no 4.119/62).
- Presencial
- À Distância (Presencial Conectado / Online)

Módulos 1, 2 e 3 Aulas aos sábados de manhã
 Estudar a relação entre o cérebro e o comportamento, a cognição e as emoções nas diferentes fases de desenvolvimento (infância, adolescência, idade adulta e senescência).  Incentivar a busca por materiais científicos atuais de pesquisas básicas e clínicas relacionadas com a Neurociência e com a Neuropsicologia.  Desenvolver conhecimentos sobre as principais funções cognitivas (orientação, atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, inteligência, práxis, funções executivas, entre outros).  Conhecer as principais síndromes neurológicas: afasias, alexias, amnésias, agnosias, agrafias, apraxias, disfunção executiva e inteligência.  Conhecer os principais recursos empregados como técnica de anamnese e obtenção de informações com familiares/cuidadores.  Conhecer e selecionar os principais instrumentos/ tarefas neuropsicológicas breves (rastreio, testes, escalas e inventários).  Aplicar testes e tarefas neuropsicológicas para avaliação quantitativa e qualitativa do estado mental do paciente (restrito aos psicólogos).  Exercitar a observação comportamental do paciente durante a consulta e em outros contextos ambientais.  Desenvolver a capacidade de atuar em equipe multidisciplinar e obter informações relevantes para o caso de outros profissionais.  Exercitar a compreensão e interpretação dos resultados dos exames quantitativos e qualitativos.  Desenvolver o raciocínio clínico e a habilidade de analisar e sintetizar os resultados (restrito aos psicólogos).  Exercitar a escrita técnica para elaboração de laudos neuropsicológicos (restrito aos psicólogos).  Desenvolver o raciocínio clínico e a interpretação de um laudo neuropsicológico em contextos diversificados (clínico, ambulatorial, hospitalar, educacional, forense).  Favorecer a integração de equipes multiprofissionais e a atuação intersetorial do profissional neuropsicólogo.

Início da Próxima Turma


2019.


INFORMAÇÕES

⇔ Cópia da carteira de Identidade e CPF.
⇔Cópia comprovante de residência.
⇔ Declaração do curso de graduação expedida pela Instituição de Ensino Superior ou Diploma de conclusão.
⇔ Foto 3x4.
Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:
Grupos de 3 e 4 alunos = 9% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 5 a 7 alunos = 15% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 8 e 9 alunos = 20% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 10 a 14 alunos = 25% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 15 a 19 alunos = 30% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 20 a 24 alunos = 35% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 25 a 29 alunos = 40% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos igual ou superiores a 30 alunos = 45% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*

*Estes decontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
*Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
*Estes descontos não são cumulativos com o desconto de pontualidade
*Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* Valor do módulo 3 com taxa de monografia de R$:50,00


INSCRIÇÕES


As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição pelo site ao clicar em um dos botões abaixo, a confirmação da inscrição acontecerá mediante depósito bancário identificado no valor de R$ 220,00 - referente ao valor da matrícula, na conta do IBAC (Banco do Brasil/ Agência 1004-9 / Conta 16.375-9) com o envio do comprovante via E-mail para ibac@ibac.com.br com seus dados pessoais (nome, telefone para contato, faculdade e semestre). As inscrições também podem ser feitas diretamente na Sede do Instituto - 910 Sul-MIX PARK SUL, bloco F, salas 119 a 131.

Obs. A matrícula e a 1ª parcela serão pagas via depósito bancário identificado ou na secretaria do IBAC. A partir da 2ª parcela o aluno irá efetuar seu pagamento através de boleto bancário que poderá ser emitido pelo mesmo no Portal do Aluno.

>INVESTIMENTO

Modalidade Presencial


Pagamento até o dia 10 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$ 765,00
Pagamento até o dia 05 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$ 711,45
Pagamento de cada módulo à vista | R$ 4.034,00

Modalidade Online


Pagamento até o dia 10 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$ 802,00
Pagamento até o dia 05 de cada mês (18 parcelas fixas) |R$ 745,86
Pagamento de cada módulo à vista | R$ 4.231,00

Convidados Especiais que estiveram presentes em 2016

Roosevelt Riston Starling


Currículo:
Doutor em psicologia pela usp e mestre em piscologia pela ufmg. Atuou profissionalmente como consultor e executivo em empresas publicas e privadas de grande porte e tambem como consultor para a organizacao das nacoes unidas/ organizacao mundial da saude (uno/who). Até 2010 trabalhou como professor adjunto da universidade federal de sao joao del-rei e atuamente dedica-se à clinica particular e à docência em cursos de especialização e aperfeiçoamento em sua área de atuação em diversas instituições e estados brasileiros . Publicou 5 artigos em periodicos especializados e 22 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capitulos de livros e editou 3 livros. Participou como conferencista, debatedor, docente de cursos pre-congressos, docente em cursos de curto prazo e na coordenacao/organizacao de mais de 150 eventos cientificos em varios estados da federacao. Atua como docente, clínico e pesquisador na area de psicologia, com enfase na analise do comportamento aplicada - terapia analítico-comportamental. Atualmente, tem tambem se dedicado ao estudo e a intervencao terapeutica intensiva nos trantornos invasivos do desenvolvimento - tais como autismo e sindromes assemelhadas - atraves da analise do comportamento aplicada (aba) e sua principal área de estudo e pesquisa atual é a prática psicológica por evidências (pppe), com ênfase na clínica de serviços.

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794744P7

Hélio José Guilhardi


Currículo:
Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo(1975). Atualmente é Professor do Instituto de Análise de Comportamento, Professor colaborador da Universidade Federal de São Carlos e Professor da Faculdades Salesianas de Vitória (ES).

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745560E6

Leticia de Paiva Alcantara Gentil


Currículo:
Graduada em MEDICINA pela Escola Superior de Ciências da Saúde (2008). Atualmente é médica psiquiatra - SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE DO DISTRITO FEDERAL. Residência médica em Psiquatria Geral realizada no Hospital São Vicente de Paulo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência realizada no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq FMUSP). Estágio no Boston's Children's Hospital, hospital de treinamento da Universidade de Harvard, com foco em psiquiatria da infância e adolescência.Medicina na Escola Superior de Ciências da Saúde - Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF). Preceptora de psiquiatria geral e psiquiatria da infância e adolescência do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da SESDF.

Link Para o Lattes: http://www.catalogo.med.br/doutor/leticia+de+paiva+alcantara+gentil+2473957.htm