Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências

..

Todos os cursos do IBAC são ofertados no formato presencial ou 100% on-line. No entanto, atualmente, o formato presencial está temporariamente suspenso de acordo com decretos no Distrito Federal e recomendações de Organismos Internacionais de Saúde em função da pandemia da Covid-19. Todas as inscrições serão feitas apenas no formato online, até que seja possível retomar parcial ou integralmente as atividades presenciais no instituto.

Apresentação

Ao longo dos anos, o interesse em compreender melhor sobre questões relacionadas a pessoas autistas vem crescendo de forma significativa juntamente com a produção de conhecimento na área. Com o objetivo de atender a essa demanda, há nove anos o IBAC está ofertando cursos de excelência que possibilitam a formação de profissionais competentes e com experiência comprovada. Em 2021, na busca de tornar o serviço ainda mais de qualidade, o Instituto está ofertando seu curso não só baseado nas diretrizes do MEC, como também nos critérios para acreditação específica para prestadoras e prestadores de serviço em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) à pessoas neurodivergentes da ABPMC (2019). Segundo as autoras e autores deste documento “é importante esclarecer que a operacionalização do serviço de intervenção comportamental baseado em ABA para indivíduos com TEA/desenvolvimento atípico requer diferentes agentes de ensino, a saber, Analistas do Comportamento (Supervisor e Assistente) e Aplicadores/Técnicos” (ABPMC, 2019). Deste modo, o curso de formação está sendo ofertado para garantir a formação de profissionais técnicas(os), enquanto que o curso de especialização formará profissionais assistentes. Para fazer o curso de assistente (especialização) obrigatoriamente a(o) estudante terá que cursar o curso de técnica(o) (formação).

A oferta do curso de Formação e Especialização contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de autistas e outros neurodivergentes, criando um contexto favorável à promoção de seu desenvolvimento por meio da participação ativa e regular delas e de suas(seus) cuidadoras(es) no processo. A prática é realizada a partir do referencial da Análise do Comportamento. Enfatiza-se os aspectos teóricos, que embasam a prática de um(a) terapeuta comportamental, assim como disciplinas que desenvolvem repertório técnico de atuação, incluindo atividades práticas supervisionadas. O curso conta com a colaboração de um quadro docente altamente qualificado, em que sua maioria são doutoras e doutores da área, possuindo vasta experiência, seja em clínica, em docência e/ou em pesquisa. Além disso, há a participação de convidadas e convidados renomados de outras cidades, variando a cada semestre. Isto torna todas as aulas dinâmicas e bastante motivantes, instigando a participação de todas(os).

O curso de Especialização tem duração de quatro semestres. Sendo os dois primeiros os mesmos do curso de formação, referentes ao curso técnico, obrigatório para ingressar na especialização. No primeiro ano, portanto, o planejamento do curso visa estabelecer as seguintes competências em suas(seus) formandas(os): Produção Documental e Redação Científica I e II; Autismo, por que não é um Transtorno?; Psicologia e Behaviorismos; Bases Epistemológicas e Princípios Filosóficos do Behaviorismo Radical; Princípios Básicos de Análise do Comportamento; Operações Estabelecedoras; Controle de Estímulos; Avaliação de Preferências; Análise Funcional; Diagnóstico Formal x Funcional; Conduta Ética; Entrevista Clínica; Técnicas de Observação e Registro do Comportamento; Medidas do Comportamento; Avaliação Diagnóstica; Perspectiva Comportamental do Desenvolvimento; Comportamento Verbal; Visita Institucional I; e Atividades Práticas Supervisionadas (Estágio 1 – Observacional).

Já no último ano, exclusivo da especialização, o planejamento do curso visa estabelecer as seguintes competências em suas(seus) formandas(os): Produção Documental e Redação Científica III e IV; Ensino Naturalístico; Ensino por Tentativas Discretas (DTT); Ensino sem Erro; Habilidades Sociais; Visita Institucional II; Acompanhamento Terapêutico; Autonomia: Ensino de Habilidades da Vida Diária; Plano de Ensino Individualizado; Intervenção em Crise; Atividades Práticas Supervisionadas (Estágio 2 – Co-terapeuta); Direitos das Pessoas Neurodivergentes; Psicopedagogia e Autismo; Terapia Ocupacional e Autismo; Nutrição e Autismo; Fonoaudiologia e Autismo; Psicomotricidade e Autismo; Psiquiatria e Autismo; e Atividades Práticas Supervisionadas (Estágio 3 – Terapeuta).

PRESENCIAL OU ON-LINE?

Todas as aulas de nossos cursos de pós-graduação e formação, além de serem ministrados em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assisti-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mundo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (on-line) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador (tablet ou celular) e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. O aluno presencial também tem a possibilidade de participar da aula no modo on-line caso não possa comparecer. Tanto o aluno on-line como o presencial podem acessar à gravação das aulas na impossibilidade de participar no dia.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise do Comportamento é a área de produção de conhecimento mais indicada para o atendimento de pessoas neurodivergentes, conforme relatórios de revisões de literatura produzidos pela National Autism Center (NAC, 2015). Tem sido a base de muitos modelos de pacotes terapêuticos emergentes como é o caso do Método Denver, DIR/Floortime e PRT (NAC, 2015).

Além disso, é comum que não só profissionais da psicologia busquem nossos cursos, muitos familiares, cuidadoras(es), profissionais de outras áreas, como educadoras(es), fonoaudiólogas(os), terapeutas ocupacionais, entre outros, têm buscado aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Sendo assim, o curso abarca o interesse de públicos diferenciados que buscam conhecimento sobre pessoas neurodivergentes.

Documentação para matrícula

Para confirmar sua matrícula neste curso, você precisará:

  1. Aguardar a confirmação de sua turma. 
  2. Verificar o e-mail com dados de acesso ao Portal, que será enviado apenas após a confirmação. 
  3. Acessar o Portal e enviar cópia digitalizada de qualquer documento indicado como obrigatório.

 

Para inscritos em Cursos de Pós-Graduação, é obrigatório envio de:

11/08/2021

Aperfeiçoar e aprofundar, com base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a formação de profissionais e estudantes interessadas(os) no atendimento de autistas e outros neurodivergentes e difundir, a partir de pressupostos experimentais, o conhecimento científico e as práticas clínicas ligadas à área que contribuem com a melhoria de qualidade de vida destas pessoas e sua família.

Profissionais da psicologia ou da área da saúde e da educação.
*Familiares e cuidadores que não possuem formação na área podem se inscrever, desde que assinem um termo declarando ciência de que o curso é voltado para profissionais das áreas citadas.

Aulas às quartas-feiras* de 19:00 às 22:00 h (horário de Brasília).

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do cronograma de atividades do curso.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento.
  4. Sua inscrição estará concluída.

Ao confirmar o pagamento, sua inscrição será automaticamente concluída. Você receberá um e-mail com os dados para acesso ao Portal do Aluno.
Aguarde a validação de sua matrícula e de sua turma.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

Inscrições em breve

Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade Presencial ou On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2021.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida, a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.

Coordenação do Curso

Lara

Lara Rodrigues Queiroz

Doutoranda e Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados pela Faculdade de Ciências de Wenceslau …

Professores

Aline Provensi

Especialista em Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e quadros assemelhados pelo IBAC. Psicóloga graduada pela PUC-PR. Coordenadora e …

Amanda Calmon

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) …

Ana Rita Coutinho Xavier Naves

Mestre e doutora em Ciências do Comportamento, pela Universidade de Brasília (UnB). Consultora, professora e supervisora clínica dos Cursos de TACI no IBAC …

Bianca Rogoski

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. …

Carolina Passos

Especialista em Análise do Comportamento aplicada aos TEA e quadros assemelhados pelo IBAC. Formação em reabilitação infantil pela Rede Sarah de hospitais …

Eduardo W. Viegas

Doutorando em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia e Educação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Cursou …

Ítalo Teixeira

Doutorando em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestre em Ciências do Comportamento pela UnB. Bacharel em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) …

João H. de Almeida

Doutor em Psicologia (Comportamento e Cognição) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com Doutorado sanduíche na National University of Ireland – Maynooth …

Lara Rodrigues Queiroz

Doutoranda e Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados pela Faculdade de Ciências de Wenceslau …

Larissa Lemos

Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Child Behavior Institute of Miami. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência …

Letícia Bessa

Mestra e Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialização em andamento em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia …

Maria Antônia Pontual

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados (IBAC). Especialista em Neuropsicologia Clínica (IBneuro) …

Meigan Sack Rodrigues

Doutoranda em Direito Tributário pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestra em Direito Tributário pela Universidade de Salamanca (Espanha) …

Natália Bim

Mestra em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Terapia Analítico Comportamental pelo Centro Universitário Filadélfia …

Natalie Brito Araripe

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Master em ABA pelo ABA ESPANHA. Psicóloga, BCBA e QBA – Analista do Comportamento certificada pela BACB© …

Paolo Rietveld

Especialista em Análise do Comportamento aplicada aos TEA e quadros assemelhados pelo IBAC. Psicólogo graduado pela Universidade Paulista (UNIP) …

Raphaella Caldas

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Psicóloga graduada pela Faculdade Pio Décimo (SE) …

Rita Louzeiro

Pedagoga formada pela UnB. Audiodescritora e ativista autista pela Neurodiversidade e pela inclusão das pessoas com deficiência do Brasil. É membra da Abraça …

Táhcita Medrado Mizael

Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e mestra em Psicologia e psicóloga pela Universidade …

Victor Guevara

Mestrando em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo e bacharel graduado pela UnB …

Alguns depoimentos do curso

Após começar a trabalhar como estagiário na ABA para crianças autistas, decidi que aquela era a área que gostaria de atuar como psicólogo. Para isso, eu queria não só me especializar, como queria escolher a instituição que mais me capacitaria como…
Matheus Zambrano Boaventura
Aluno do curso de TEA
Tive muita dificuldade em escolher a abordagem durante meu percurso acadêmico. Ao tardar a escolha fui sentindo as dificuldades e os prejuízos da indecisão. Logo, ao assumir a AC como filosofia e prática sabia que precisaria lutar para adquirir o…
Mércia Augusta
Aluna de TEA
Sou psicóloga Especialista na Infância e atuo com crianças com atrasos de desenvolvimento há algum tempo. Durante toda a minha atuação é indiscutível a veracidade da Análise do Comportamento Aplicada no tratamento para crianças, especificamente…
Ana Paula
Aluna de TEA
Durante minha formação na universidade, eu via a Análise do Comportamento como uma abordagem mecanicista da Psicologia, a qual nunca imaginava ser de meu interesse de atuação. Em razão de circunstâncias diversas da época, tive que cumprir alguns…
perfil anonimo
Psicólogo Clínica e ex aluno do curso de TEA
Fazer uma formação online é uma maneira de gerir o tempo com autonomia e criatividade. A Formação online do IBAC apresentou uma estrutura inovadora, pois as aulas se apresentavam simultâneas ao presencial, garantindo assim, maior interação com…
rúbia
Ex-aluna do Curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 22 anos de experiência no mercado com a oferta e aprimoramento em cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia. 

Longa experiência com oferta de cursos online

O IBAC oferece cursos na modalidade online há 12 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que estudantes e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de monitores que acompanham a turma regularmente.

⤇ Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas por sete dias após sua realização. Esses recursos audiovisuais são organizados cuidadosamente pelo setor de Tecnologia da Informação do IBAC e ficam disponíveis para ampliar o acesso aos conteúdos, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes nas disciplinas.

⤇ Coordenações específicas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas.

⤇ Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, também se prioriza sua qualificação pedagógica e interpessoal, com envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

⤇ Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

⤇ Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

⤇ Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

⤇ Atividades de monitoria

Todos os estudantes do IBAC podem usufruir de atividades regulares de monitoria sobre Behaviorismo Radical, Princípios de Análise do Comportamento e Análise Funcional, conduzidas por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. Esta modalidade de ensino-aprendizagem permite a assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática.

⤇ Atividades de aprendizagem guiadas por facilitadores

Os estudantes dos cursos de Pós-graduação e Formação (100h e 170h) participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de facilitadores se dedica exclusivamente à elaboração das atividades semanais, a partir de cada aula realizada. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

⤇ Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas, falar diretamente com professores e acessar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar documentos, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

⤇ Aproveitamento de disciplinas entre cursos

Estudantes que concluíram cursos de Formação de 170 horas do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em cursos de Pós-Graduação. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

⤇ Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

⤇ Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto. Acesse o site e verifique as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC. 

  • – 10% de desconto nas parcelas mensais de um curso de Pós-graduação ou Formação para ex-alunos que concluíram um curso de Pós-graduação ou Formação do IBAC.
  • – 20% de desconto nas parcelas mensais de um curso de Pós-graduação ou Formação para ex-alunos que concluíram dois ou mais cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC.
  • – 20% de desconto nas parcelas mensais do curso de menor valor para o aluno matriculado em dois cursos (Pós-graduação e/ou Formação) simultaneamente.

⤇ Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

⤇ Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas.

⤇ Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

⤇ Atuação futura em equipe clínica do IBAC

A maioria dos psicólogos clínicos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC são estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC, assim como boa parte de professores e supervisores dos cursos. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do IBAC, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

1) O IBAC já tem 12 anos de experiência com a oferta de cursos na modalidade online. Com a modalidade Presencial Conectado, o aluno consegue assistir às aulas em sua casa ao mesmo tempo em que as aulas acontecem no instituto. Ele consegue fazer comentários e tirar dúvidas, em tempo real, por meio da mediação de um Monitor (estudante de psicologia), treinado no IBAC, e presente em sala, junto ao professor.

2) Todos os alunos, presenciais ou online, poderão acessar qualquer aula do curso após a ocorrência desta, mediante solicitação de acesso. Isto servirá para alunos que, por algum motivo, não puderam assisti-la ou aqueles que queiram revisá-la.

3) Os cursos de Pós-graduação e Formação 170h contam com uma exigência prática, que dá oportunidade para o aluno aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala e em seus estudos e atendimentos clínicos. Essa prática pode acontecer na Clínica Escola do instituto, sob a supervisão de Psicólogos Clínicos experientes.

4) O aluno regularmente matriculado em qualquer curso de Pós-graduação e/ou Formação do IBAC tem acesso gratuito ao curso de Inglês Instrumental (40h), que ensina sobre ferramentas para busca e leituras de textos técnicos da área.

5) Os alunos regularmente matriculados nos cursos do IBAC tem vantagens e descontos em outros cursos e eventos oferecidos pelo instituto. Recebe 10% de desconto nas mensalidades do segundo curso de longa duração (de menor carga horária), 50% de desconto no valor dos Minicursos e 10% de desconto no valor dos Cursos de Extensão.

6) Os professores dos cursos são, em sua ampla maioria, doutores e mestres, com ampla experiência clínica.

7) Os cursos de Formação 170h são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação, com oportunidade de desenvolver repertório técnico clínico por meio de aulas teóricas que relacionam conteúdos da Análise do Comportamento à prática clínica e da experiência de estágio na nossa clínica escola.

8) Os alunos do IBAC têm à sua disposição monitorias sobre Princípios Básicos de Análise do Comportamento e sobre Análise Funcional.

09) Alunos que finalizaram os cursos de Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de créditos para os cursos de Pós-graduação.

10) O IBAC tem 22 (vinte e dois) anos de experiência no aprimoramento em cursos de Pós-graduação e Formação, sendo pioneiro e inovador em diversas propostas metodológicas.

11) Quase todos os Terapeutas da clínica particular do IBAC, assim como a grande maioria dos professores e supervisores, já foram alunos do instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do instituto, que dá oportunidade de desenvolvimento profissional aos seus alunos em diversos aspectos.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos aluno IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2021.