Pós-graduação em Análise do Comportamento voltada para pessoas Autistas e Neurodiversas

..

Todos os nossos cursos são ofertados na modalidade presencial e on-line (100%). No entanto, atualmente, o instituto está seguindo as orientações das organizações de saúde a respeito dos cuidados para o enfrentamento da COVID-19. Por conta disso, todas as aulas estão sendo transmitidas apenas no formato on-line. Em agosto, seguiremos fazendo as adaptações sugeridas, mas esperamos que a situação já esteja normalizada.

Apresentação

Ao longo dos anos, o interesse em compreender melhor sobre questões relacionadas a pessoas autistas vem crescendo de forma significativa juntamente com a produção de conhecimento na área. Com o objetivo de atender a essa demanda, há oito anos o IBAC está ofertando cursos de excelência que possibilitam a formação de profissionais competentes e com experiência comprovada. Em 2020, na busca de tornar o serviço ainda mais de qualidade, o Instituto irá ofertar seu curso não só baseados nas diretrizes do MEC, como também nos critérios para acreditação específica para prestadoras e prestadores de serviço em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao “desenvolvimento atípico/tea” da ABPMC (2019). Segundo as autoras e autores deste documento “é importante esclarecer que a operacionalização do serviço de intervenção comportamental baseado em ABA para indivíduos com TEA/desenvolvimento atípico requer diferentes agentes de ensino, a saber, Analistas do Comportamento (Supervisor e Assistente) e Aplicadores/Técnicos” (ABPMC, 2019). Deste modo, o curso de formação será ofertado para garantir a formação de profissionais técnicas(os), enquanto que o curso de especialização formará profissionais assistentes. Para fazer o curso de assistente (especialização) obrigatoriamente a(o) estudante terá que cursar o curso de técnica(o) (formação).

A oferta do curso de Formação e Especialização contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de pessoas autistas e neurodiversas, criando um contexto favorável à promoção de seu desenvolvimento por meio da participação ativa e regular delas e de suas(seus) cuidadoras(es) no processo. A prática é realizada a partir do referencial da Análise do Comportamento. Enfatiza-se os aspectos teóricos, que embasam a prática de um(a) terapeuta comportamental, assim como disciplinas que desenvolvem repertório técnico de atuação, incluindo atividades práticas supervisionadas. O curso conta com a colaboração de um quadro docente altamente qualificado, em que sua maioria são doutoras e doutores da área, possuindo vasta experiência, seja em clínica, em docência e/ou em pesquisa. Além disso, há a participação de convidadas e convidados renomados de outras cidades, variando a cada semestre. Isto torna todas as aulas dinâmicas e bastante motivantes, instigando a participação de todas(os).

O curso de Especialização tem duração de quatro semestres. Sendo os dois primeiros os mesmos do curso de formação, referentes ao curso técnico, obrigatório para ingressar na especialização. No primeiro ano, portanto, o planejamento do curso visa estabelecer as seguintes competências em suas(seus) formandas(os): psicologia e os behaviorismos; bases epistemológicas e princípios filosóficos do Behaviorismo Radical; pessoas autistas – transtorno do espectro autistas (TEA); diagnóstico formal x funcional; análise funcional; princípios básicos de análise do comportamento; operações estabelecedoras; avaliação de preferências; controle de estímulos; produção documental; perspectiva comportamental do desenvolvimento; conduta ética; entrevista clínica; avaliação diagnóstica; técnicas de observação e registro do comportamento; medidas do comportamento; comportamento verbal; visita a uma instituição; e atividades práticas supervisionadas (observacional).

Já no último ano, exclusivo da especialização, o planejamento do curso visa estabelecer as seguintes competências em suas(seus) formandas(os): produção documental; redação de relatório; intervenção em crise; ensino sem erro; habilidades sociais; autonomia: ensino de habilidades da vida diária; acompanhante terapêutico; plano de ensino individualizado; ensino naturalístico; ensino por tentativas discretas; visita a uma instituição; atividades práticas supervisionadas (co-terapeuta); direitos das pessoas neurodiversas; psicopedagogia; terapia ocupacional; nutrição; fonoaudiologia; psicomotricidade; psiquiatria; e atividades práticas supervisionadas (terapeuta).

PRESENCIAL OU ON-LINE?

Todas as aulas de nossos cursos de pós-graduação e formação, além de serem ministrados em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assisti-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mundo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (on-line) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador (tablet ou celular) e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. O aluno presencial também tem a possibilidade de participar da aula no modo on-line caso não possa comparecer. Tanto o aluno on-line como o presencial podem acessar à gravação das aulas na impossibilidade de participar no dia.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise do Comportamento é a área de produção de conhecimento mais indicada para o atendimento de pessoas neurodiversas, conforme relatórios de revisões de literatura produzidos pela National Autism Center (NAC, 2015). Tem sido a base de muitos modelos de pacotes terapêuticos emergentes como é o caso do Método Denver, DIR/Floortime e PRT (NAC, 2015).

Além disso, é comum que não só profissionais da psicologia busquem nossos cursos, muitos familiares, cuidadoras(es), profissionais de outras áreas, como educadoras(es), fonoaudiólogas(os), terapeutas ocupacionais, entre outros, têm buscado aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Sendo assim, o curso abarca o interesse de públicos diferenciados que buscam conhecimento sobre pessoas neurodiversas.

Documentação para matrícula

  • Esses documentos devem ser digitalizados e enviados por e-mail para: pedagogico@ibac.com.br

Quinta-feira – 06 de agosto de 2020

Aperfeiçoar e aprofundar, com base na Análise do Comportamento Aplicada, a formação de profissionais e estudantes interessadas(os) no atendimento de pessoas autistas e neurodiversas e difundir, a partir de pressupostos experimentais, o conhecimento científico e as práticas clínicas ligadas à área que contribuem com a melhoria de qualidade de vida destas pessoas e sua família.

Profissionais da área da saúde e educação.

Observação: Alunos matriculados a partir do nono semestre da graduação devem entrar em contato com a instituição.

Aulas às quintas-feiras de 19:00 às 22:00.

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. Confira no cronograma.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição pelo site ao clicar em um dos botões abaixo, a confirmação da inscrição acontecerá mediante depósito bancário identificado no valor de R$ 220,00 – referente ao valor da matrícula, na conta do IBAC (341 – Banco Itaú | Agência 8090 | Conta 27.176-1 | CNPJ: 33.135.263-0001/67) com o envio do comprovante via E-mail para ibac@ibac.com.br com seus dados pessoais (nome, telefone para contato, faculdade e semestre). As inscrições também podem ser feitas diretamente na Sede do Instituto – 910 Sul-MIX PARK SUL, bloco F, salas 119 a 131.

Obs. A matrícula e a 1ª parcela serão pagas via depósito bancário identificado ou na secretaria do IBAC. A partir da 2ª parcela o aluno irá efetuar seu pagamento através de boleto bancário que poderá ser emitido pelo mesmo no Portal do Aluno.

Inscrições em breve

Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade Presencial

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada em 2020.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida, a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.

Coordenação do Curso

Lara Rodrigues Queiroz

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Transtorno do Espectro Autista …

Professores

Adriana Arantes

Mestra em Psicologia com ênfase em Análise Experimental do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). …

Amanda Calmon

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) …

Ana Paula Moraes

Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo IBAC. …

Ana Raquel Amaral

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso …

Bianca Rogoski

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. …

Carolina Passos

Especialista em Análise do Comportamento aplicada aos TEA e quadros assemelhados pelo IBAC. Formação em reabilitação infantil pela Rede Sarah de hospitais …

Gustavo Tozzi

Mestre em Ciências do Comportamento pela UnB. Formação em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei …

Ítalo Teixeira

Doutorando em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestre em Ciências do Comportamento pela UnB. Bacharel em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) …

Lara Rodrigues Queiroz

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Transtorno do Espectro Autista …

Meigan Sack Rodrigues

Doutoranda em Direito Tributário pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestra em Direito Tributário pela Universidade de Salamanca (Espanha) …

Paolo Rietveld

Especialista em Análise do Comportamento aplicada aos TEA e quadros assemelhados pelo IBAC. Psicólogo graduado pela Universidade Paulista (UNIP) …

Raphaella Caldas

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Psicóloga graduada pela Faculdade Pio Décimo (SE) …

Rita Louzeiro

Pedagoga formada pela UnB. Audiodescritora e ativista autista pela Neurodiversidade e pela inclusão das pessoas com deficiência do Brasil. É membra da Abraça …

Victor Guevara

Mestrando em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo e bacharel graduado pela UnB …

Alguns depoimentos do curso

Durante minha formação na universidade, eu via a Análise do Comportamento como uma abordagem mecanicista da Psicologia, a qual nunca imaginava ser de meu interesse de atuação. Em razão de circunstâncias diversas da época, tive que cumprir alguns…
Psicólogo Clínica e ex aluno do curso de TEA
Fazer uma formação online é uma maneira de gerir o tempo com autonomia e criatividade. A Formação online do IBAC apresentou uma estrutura inovadora, pois as aulas se apresentavam simultâneas ao presencial, garantindo assim, maior interação com…
Ex-aluna do Curso de TEA
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
Psicólogo Clínica e ex aluno do curso de TEA

DIFERENCIAIS

1) O IBAC já tem 11 anos de experiência com a oferta de cursos na modalidade online. Com a modalidade Presencial Conectado, o aluno consegue assistir às aulas em sua casa ao mesmo tempo em que as aulas acontecem no instituto. Ele consegue fazer comentários e tirar dúvidas, em tempo real, por meio da mediação de um Monitor (estudante de psicologia), treinado no IBAC, e presente em sala, junto ao professor.

2) Todos os alunos, presenciais ou online, poderão acessar qualquer aula do curso após a ocorrência desta, mediante solicitação de acesso. Isto servirá para alunos que, por algum motivo, não puderam assisti-la ou aqueles que queiram revisá-la.

3) Os cursos de Pós-graduação e Formação 170h contam com uma exigência prática, que dá oportunidade para o aluno aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala e em seus estudos e atendimentos clínicos. Essa prática pode acontecer na Clínica Escola do instituto, sob a supervisão de Psicólogos Clínicos experientes.

4) O aluno regularmente matriculado em qualquer curso do IBAC tem acesso gratuito ao curso de Inglês Instrumental (40h), que ensina sobre ferramentas para busca e leituras de textos técnicos da área.

5) Os alunos regularmente matriculados nos cursos do IBAC tem vantagens e descontos em outros cursos e eventos oferecidos pelo instituto. Recebe 10% de desconto nas mensalidades do segundo curso de longa duração (de menor carga horária), 50% de desconto no valor dos Minicursos e 10% de desconto no valor dos Cursos de Extensão.

6) Os professores dos cursos são, em sua ampla maioria, doutores e mestres, com ampla experiência clínica.

7) Os cursos de Formação 170h são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação, com oportunidade de desenvolver repertório técnico clínico por meio de aulas teóricas que relacionam conteúdos da Análise do Comportamento à prática clínica e da experiência de estágio na nossa clínica escola.

8) Os alunos do IBAC têm à sua disposição monitorias sobre Princípios Básicos de Análise do Comportamento e sobre Análise Funcional.

09) Alunos que finalizaram os cursos de Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de créditos para os cursos de Pós-graduação.

10) O IBAC tem 21 (vinte e um) anos de experiência no aprimoramento em cursos de Pós-graduação e Formação, sendo pioneiro e inovador em diversas propostas metodológicas.

11) Quase todos os Terapeutas da clínica particular do IBAC, assim como a grande maioria dos professores e supervisores, já foram alunos do instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do instituto, que dá oportunidade de desenvolvimento profissional aos seus alunos em diversos aspectos.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.
* Descontos válidos para as turmas do segundo semestre de 2020.

Descontos aluno IBAC

* Descontos válidos para as turmas do segundo semestre de 2020.