Pós-graduação em terapia analítico-comportamental infantil

A Especialização em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do IBAC (com carga horária de 420h) é voltada para psicólogos, psiquiatras e estudantes de psicologia a partir do 9º. semestre, interessados em iniciar sua preparação para para a futura carreira clínica no atendimento infantil.

Apresentação

Os cursos de longa duração do IBAC têm como principais destaques a formação completa, o caráter inovador e um quadro docente fortemente qualificado, sendo a maioria dos professores doutores com ampla experiência clínica, em docência e em pesquisa. Tais cursos contam com estrutura curricular atualizada, formação prática supervisionada e diversas atividades complementares, como inglês instrumental, cursos de extensão, minicursos, jornadas, workshops, palestras e grupos de estudo. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região centro-oeste, constituindo-se também numa forte referência no Brasil há 22 anos.

Apresentação do curso de Terapia Analítico-Comportamental Innfantil:

A oferta de Cursos de Especialização e Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de crianças e jovens, sendo este realizado a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. A produção de conhecimento em diferentes áreas, como Educação, Antropologia, Direito, Comunicação, Medicina, Pedagogia e Psicologia dirigidas a estas populações mostram a necessidade de uma ampla formação teórico-metodológica do psicólogo que atua junto a elas, aliada a um domínio técnico por parte do psicoterapeuta (e.g. uso eficiente de recursos lúdicos) e a habilidades para a criação de um contexto favorável à promoção do desenvolvimento de crianças e jovens por meio da participação ativa e regular deles e de seus cuidadores ou outros familiares no processo.

PRESENCIAL OU ON-LINE?

Todas as aulas de nossos cursos de pós-graduação e formação, além de serem ministrados em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assisti-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mundo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (on-line) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador (tablet ou celular) e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. O aluno presencial também tem a possibilidade de participar da aula no modo on-line caso não possa comparecer. Tanto o aluno on-line como o presencial podem acessar à gravação das aulas na impossibilidade de participar no dia.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Para confirmar sua matrícula neste curso, você precisará:

  1. Aguardar a confirmação de sua turma. 
  2. Verificar o e-mail com dados de acesso ao Portal, que será enviado apenas após a confirmação. 
  3. Acessar o Portal e enviar cópia digitalizada de qualquer documento indicado como obrigatório.

 

Para inscritos em Cursos de Pós-Graduação, é obrigatório envio de:

Fevereiro de 2022

Especialização específica de estudantes e psicólogos como profissionais qualificados para atuarem na área clínica como psicoterapeutas infantis de base analítico-comportamental.

Psicólogos e psiquiatras.

Aulas às segundas-feiras à noite (19 às 22 horas) – Módulos 1 a 4. Supervisões clínicas em grupo durante a semana (a partir do Módulo 3, em dia e horário durante a semana a definir de acordo com supervisora). Orientações para elaboração de trabalho de conclusão de curso (a partir do Módulo 3, às segundas-feiras à noite de 19 às 22 horas).

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. Confira no cronograma.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento.
  4. Sua inscrição estará concluída.

Ao confirmar o pagamento, sua inscrição será automaticamente concluída. Você receberá um e-mail com os dados para acesso ao Portal do Aluno.
Aguarde a validação de sua matrícula e de sua turma.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

Inscrições em breve

Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2022.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida, a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.

Coordenação do Curso

Raquel

Raquel Ramos Ávila

Possui dupla habilitação na graduação em Psicologia, incluindo a licenciatura. Cursou o Mestrado em Psicologia (2006) e o Doutorado em Ciências do Comportamento …

Professores

Ana Karina Curado de-Farias

Psicóloga Clínica, no CaMtos – Centro de Atenção Multiprofissional. Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia – Processos Comportamentais (2001) …

Ana Rita Coutinho Xavier Naves

Mestre e doutora em Ciências do Comportamento, pela Universidade de Brasília (UnB). Consultora, professora e supervisora clínica dos Cursos de TACI no IBAC …

FÁBIO BAIA

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2008) …

Lorena Bezerra Nery

Psicóloga e Supervisora Clínica na Eixo Norte. Mestre em Ciências do Comportamento – UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica – IBAC. Capacitação em Terapia de …

Luciana Patrícia Verneque

Mestre (2006) e doutora (2011) em Ciências do Comportamento (UnB). Especialista em Terapia Familiar e Casal Sistêmica (PUC Goiás). …

Luciana Sales Vilar

Graduada pela Universidade de Brasília – UNB, Psicóloga Clínica. …

Alguns depoimentos do curso

Muito obrigada por esse semestre incrível. Renovei minhas forças e percepções quanto a minha profissão nesses seis meses. Foram meses de muito aprendizado e esforço com professores excelentes. Que ano que vem seja ainda melhor…
Samanta Alves Pereira
Aluna de TACI
Após me formar, em 2011, busquei indicações de instituições sérias para dar seguimento ao aprendizado. Alguns colegas de profissão comentaram sobre o IBAC e resolvi pesquisar os cursos disponíveis. Gostei de tudo: temas, currículo dos docentes…
bd20f34d-f98c-4ea7-b18f-67273d13d5ad
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI
perfil anonimo
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de TACI
Ainda durante a graduação conheci o IBAC e tive muito interesse em fazer a Especialização em terapia analítico-comportamental infantil. Porém, na época, não pude realizar a matrícula por não ter o diploma de psicologia ainda. Precisei aguardar…
8202aab1-4237-42d3-a9d1-9f1fcb75f201
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI
Meu interesse em trabalhar com crianças e adolescentes e de ter uma formação de qualidade em Análise do Comportamento vem desde a graduação, e descobrir o curso de TACI no IBAC foi a resposta aos meus desejos! Em todas as aulas tive contato com…
80927731-43f3-470b-8e0e-a45ec972d3a2
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI
O IBAC representa pra mim um lugar de ricas aprendizagens desde 2011 quando ingressei no curso da TACI. A todos os professores e coordenadores sou grata pela dedicação de excelência ao trabalho comprometido com o crescimento profissional consistente…
Cibele
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

⤇ Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

⤇ Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

⤇ Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

⤇ Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

⤇ Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

⤇ Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

⤇ Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

⤇ Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

⤇ Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

⤇ Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertórioOs cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

⤇ Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

⤇ Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

⤇ Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

⤇ Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

⤇ Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

⤇ Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

⤇ Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

⤇ Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

⤇ Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

⤇ Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

⤇ Atuação futura em equipe clínica do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC são estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC, assim como grande parte de professores e supervisores dos cursos. Também nossa equipe de assistentes de aulas e monitores pedagógicos é composta em sua maioria por atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do IBAC, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

⤇ Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

⤇ Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

⤇ Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um e-mail para ibac@ibac.com.br informando o nome e CPF de todos os integrantes e solicitando o desconto antes do início do curso.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos para alunos e ex alunos IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2022.