Qualificação Avançada em Análise Comportamental Clínica

O curso de Qualificação Avançada em Análise Comportamental Clínica (ACC) do IBAC é um curso novo, desenvolvido para atender uma clientela de psicólogos que deseja aprofundar-se na formação clínica aplicada. O IBAC tem 19 anos de experiência na formação de clínicos e já concluiu durante estes anos 34 turmas de profissionais provenientes de Brasília e de diversas outras cidades do país. Nosso instituto obteve a 1ª Especialização em Análise do Comportamento credenciada pelo CFP no Brasil e o 1º curso de Especialização em Psicologia credenciada pelo CFP no DF.


Apresentação


A Qualificação Avançada em ACC do IBAC tem como principal objetivo prover aos profissionais uma formação complementar aos cursos de especialização e formação que o participante já tenha cursado. Destaca-se neste curso um quadro docente fortemente qualificado. Todos os professores, em sua maioria doutores, têm ampla experiência clínica tanto em docência quanto em pesquisa. Além disso, há a participação de convidados renomados de outras cidades, variando a cada semestre.
O curso conta também com estrutura curricular moderna, formação prática supervisionada e diversas atividades complementares como inglês instrumental, minicursos, jornadas, workshops, palestras e grupos de estudo.
Neste ano este curso está sendo inaugurado e consistirá em dois módulos, sendo cada um semestral. O curso consiste em 80% de aplicação clínica e 20% de disciplinas teóricas complementares. Com esta estruturação espera-se que o profissional desenvolva maior perícia no tratamento clínico das diversas demandas concernentes à aplicação da análise do comportamento em consultório.
Os alunos do IBAC contam também com um sistema de aulas online (presencial conectado) que pode ser utilizado em caso de viagens ou outros impedimentos temporários no modo presencial. Este e todos os demais recursos asseguram uma formação profissional muito bem qualificada para a atuação clínica. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região centro-oeste, constituindo-se também numa forte referência no Brasil.

PRESENCIAL OU ONLINE?

Todos os cursos de formação disponibilizam ambas modalidades Presencial e Online e o aluno pode escolher à vontade!


Todas as aulas de nossos cursos de formação, além de serem ministradas em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assistí-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mudo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (online) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão online.


Análise Comportamental Clínica


A Análise do Comportamento é uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando restrições quanto a qualquer tipo de comportamento a ser tratado. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão comportamental sem precisar encaminhar para outra abordagem psicológica, a não ser problemas relacionados a questões orgânicas em que o uso de medicamentos seria necessário. Neste caso, o acompanhamento de um psiquiatra torna-se complementar e não alternativo. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado pela área que interpreta, atuando a partir de dados derivados de estudos controlados.
Qualificação avançada de profissionais para atuarem como analistas do comportamento na área clínica (adulto, infantil, casal, grupo, família) e outras áreas aplicadas.
1 Ano.
260 horas, incluindo teoria e prática.
Psicólogos com formação ou especialização em AC.
* Para cursar a Qualificação Avançada em ACC o aluno deverá possuir o certificado de Formação ou Especialização (pós graduação lato ou stricto sensu) em AC (Terapia analítico comportamental), podendo ser provenientes de outras instituições.
- Presencial
- Presencial Conectado (Online)
- Dois módulos semestrais;
- Formação teórico-conceitual e aplicada;
- Treino em entrevistas; estágio e supervisão clínica;
- Clientela e local para o estágio, disponibilizada pelo IBAC.
Aulas as quartas-feiras* de 19h às 22h | módulos 1 e 2
* Aulas especiais poderão ser marcadas às quintas ou sextas (19h às 22h), conforme ajustes do calendário acadêmico.
*Quando houver disciplina com convidados de outras cidades (no máximo uma por módulo), estas deverão ocorrer no sábado pela manhã e à tarde (principalmente) e também às sextas-feiras à noite.

Início da Próxima Turma


01 Agosto de 2018.

PROFESSORES REGULARES

Ψ Ana Paula de Oliveira Silva

CRP: 6/81453 - Doutora em ciências do comportamento (UNB), Especialista em terapia comportamental (USP), Mestre em análise do comportamento (Puc-SP), psicóloga clínica.
Ψ Ana Karina Curado de Farias

CRP: 01/7875 – Mestre em Psicologia (UnB), psicóloga clínica, psicóloga pela Secretaria da Saúde – GDF.




Ψ Ana Rita Coutinho Xavier Naves

CRP: 01/11281 – Doutora em Psicologia (UnB), psicóloga clínica, professora do curso de graduação do IESB.


Ψ André Lepesqueur Cardoso

CRP: 01/15413 - Doutorando em Psicologia (UnB), psicólogo clínico, professor do IESGO.



Ψ Denise Lettieri

CRP: 01/10104 – Mestre UniCEUB, Especialista em Psicologia Clínica (IBAC), psicóloga clínica.
Ψ Felipe dos Anjos

CRP: 01/10860 – Doutor UnB, professor de graduação do UniCEUB

Ψ Gustavo Tozzi Martins

CRP: 01/12792 – Mestre em Ciências do Comportamento (UnB), psicólogo clínico, diretor acadêmico do IBAC, diretor clínico do Ninar, coordenador do curso de FACC do IBAC, professor das graduações do curso de psicologia da UNIP e UDF
Ψ João Vicente de Sousa Marçal

CRP: 01/5316 – Doutor em Psicologia (UnB), psicólogo clínico.

Ψ Lorena Bezerra Nery

CRP: 01/15434 - Mestre em Ciências do Comportamento (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), psicóloga clínica, psicóloga pela Secretaria da Saúde – GDF
Ψ Marianna Braga

CRP: 01/12898 – Especialista em Psicologia Clínica (IBAC), psicóloga clínica e supervisora de estágio do IBAC.

Ψ Raquel Ramos Ávila

CRP: 01/9494 - Doutora em Ciências do comportamento (UnB), psicóloga clínica, professora de graduação do curso de psicologia da UCB e do IESB.

Ψ Marina Rocha Soares

CRP: 01/18568 - Mestrado UnB, coordenadora clínica do IBAC, psicóloga clínica, orientadora de monografia do IBAC.


Ψ Larissa Portela

CRP: 01/17510 - Larissa Portela. mestrado UnB, psicóloga clínica, professora da graduação em psicologia da UDF

Ψ Rafaela Fontes

Doutoranda UnB, orientadora de monografia do IBAC

Ψ Mara Regina prudência

CRP: 01/0000 - Mestre UnB e psicóloga clínica

Ψ Flávia Martins

CRP: 01/9526 - Doutora UnB, servidora Instituto Hospital de Base, Preceptora da Residência Multidisciplinar em Atenção Cardíaca - Neurocardio, Especialista em Neuropsicologia, coordenadora de FNEURO no IBAC.


Ψ Paulo Cavalcanti

CRP: 01/14093 - Doutor UnB, professor de graduação do curso de psicologia do UniCEUB, psicólogo clínico.

Ψ Fabiana Azevedo de Andrade

CRP: 01/17047 - Mestre UnB, coordenadora clínico do Ninar, coordenadora pedagógica do curso de FTEA do IBAC.

Ψ Luciana Verneque

CRP: 01/11851 - Doutora UnB, psicóloga clínica.

Ψ Frederico Veloso

CRP: 01/8834 - Psicólogo clínico, supervisor de estágio do IBAC.


Ψ Paloma Vaz

CRP: 01/0000 - Especialista em psicologia do esporte UnB.

Obs.: Outros profissionais são regularmente convidados para ministrar aulas dentro de suas formações específicas.

Convidados Especiais que estiveram presentes em 2016

Roosevelt Riston Starling


Currículo:
Doutor em psicologia pela usp e mestre em piscologia pela ufmg. Atuou profissionalmente como consultor e executivo em empresas publicas e privadas de grande porte e tambem como consultor para a organizacao das nacoes unidas/ organizacao mundial da saude (uno/who). Até 2010 trabalhou como professor adjunto da universidade federal de sao joao del-rei e atuamente dedica-se à clinica particular e à docência em cursos de especialização e aperfeiçoamento em sua área de atuação em diversas instituições e estados brasileiros . Publicou 5 artigos em periodicos especializados e 22 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capitulos de livros e editou 3 livros. Participou como conferencista, debatedor, docente de cursos pre-congressos, docente em cursos de curto prazo e na coordenacao/organizacao de mais de 150 eventos cientificos em varios estados da federacao. Atua como docente, clínico e pesquisador na area de psicologia, com enfase na analise do comportamento aplicada - terapia analítico-comportamental. Atualmente, tem tambem se dedicado ao estudo e a intervencao terapeutica intensiva nos trantornos invasivos do desenvolvimento - tais como autismo e sindromes assemelhadas - atraves da analise do comportamento aplicada (aba) e sua principal área de estudo e pesquisa atual é a prática psicológica por evidências (pppe), com ênfase na clínica de serviços.

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794744P7

Hélio José Guilhardi


Currículo:
Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo(1975). Atualmente é Professor do Instituto de Análise de Comportamento, Professor colaborador da Universidade Federal de São Carlos e Professor da Faculdades Salesianas de Vitória (ES).

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745560E6

Leticia de Paiva Alcantara Gentil


Currículo:
Graduada em MEDICINA pela Escola Superior de Ciências da Saúde (2008). Atualmente é médica psiquiatra - SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE DO DISTRITO FEDERAL. Residência médica em Psiquatria Geral realizada no Hospital São Vicente de Paulo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência realizada no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq FMUSP). Estágio no Boston's Children's Hospital, hospital de treinamento da Universidade de Harvard, com foco em psiquiatria da infância e adolescência.Medicina na Escola Superior de Ciências da Saúde - Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF). Preceptora de psiquiatria geral e psiquiatria da infância e adolescência do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da SESDF.

Link Para o Lattes: http://www.catalogo.med.br/doutor/leticia+de+paiva+alcantara+gentil+2473957.htm

Convidados Especiais que estiveram presentes em 2015

Roberto Alves Banaco


Currículo:
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é Diretor Acadêmico e de Pesquisa do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, análise experimental do comportamento, modelos experimentais de psicopatologia, análise funcional e análise do comportamento.

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787934J0

Maly Delitti


Currículo:
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é tempo parcial-30 horas da PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. Tem experiência na área de Psicologia clinica com ênfase em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental individual e em grupo, terapia casais , depressão.

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708329E8

Luc Vandenberghe


Currículo:
Graduado em Psicologia - Rijks Universiteit Gent, mestrado em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento - Rijks Universiteit Gent e doutorado em Psicologia - Université de l'Etat à Liège todos na Bélgica. Atende em consultório particular e é professor adjunto da PUC de Goiás. Formação clínica e experiência como psicoterapeuta comportamental no tratamento de transtornos de ansiedade e na terapia de casal. Possui formação em pesquisa qualitativa e experiência com teoria fundamentada nos dados (grounded theory) e pesquisa ação (action research). Orienta trabalhos nos seguintes temas: (1) O relacionamento pessoal entre psicoterapeuta e cliente - o envolvimento pessoal do profissional com a pessoa ou com o grupo atendido (ou o relacionamento entre profissional da saúde e paciente ou entre equipe e população atendida) - atenção para as dimensões sociais e ambientais. (2) Vulnerabilidade e coping, risco, proteção e resiliência em profissionais e em populações. (Envolvimento de Cultura, Religião e Espiritualidade - Contribuições da meditação e do contato com a natureza na promoção da saúde).

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2

André Bravin


Currículo:
Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutor em Ciências do Comportamento (área de Análise Experimental do Comportamento) pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor na Universidade Federal de Goiás (campus Jataí).

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731352Z0

Carlos Augusto de Medeiros


Currículo:
Graduado bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília em 1996. Em 1997, foi graduado como Psicólogo pela mesma instituição. Seu mestrado foi concluído em 1999 e o doutorado em 2003, ambos foram feitos na Universidade de Brasília, sendo a Psicologia como área geral e a Análise do Comportamento como área específica. Seu mestrado e doutorado envolveram a temática do comportamento verbal e das relações de equivalência. Atualmente é professor nível A3 do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Desde 2011 atua no UniCEUB como docente e coordenador do Curso de Mestrado em Psicologia. Também atua como docente e supervisor do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, um curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada à Clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento aplicada à clínica e em Análise Experimental do Comportamento, trabalhando principalmente com os seguintes temas: comportamento verbal, psicoterapia analítica-comportamental (Psicoterapia Comportamental Pragmática), comportamento governado por regras e controle social do comportamento.

Link Para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795832Y8

INSCRIÇÕES


As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição pelo site ao clicar em um dos botões abaixo, a confirmação da inscrição acontecerá mediante depósito bancário identificado no valor de R$ 220,00 - referente ao valor da matrícula, na conta do IBAC (Banco do Brasil/ Agência 1004-9 / Conta 16.375-9) com o envio do comprovante via E-mail para ibac@ibac.com.br com seus dados pessoais (nome, telefone para contato, faculdade e semestre). As inscrições também podem ser feitas diretamente na Sede do Instituto - 910 Sul-MIX PARK SUL, bloco F, salas 119 a 131.

Obs. A matrícula e a 1ª parcela serão pagas via depósito bancário identificado ou na secretaria do IBAC. A partir da 2ª parcela o aluno irá efetuar seu pagamento através de boleto bancário que poderá ser emitido pelo mesmo no Portal do Aluno.
 
 
 

INVESTIMENTO

Modalidade Presencial


Valores por módulo:
Pagamento até o dia 10 de cada mês (12 parcelas fixas) | R$ 693,00
Pagamento até o dia 05 de cada mês (12 parcelas fixas) | R$ 645,00
Pagamento de cada módulo à vista | R$ 3.659,00

Modalidade Online


Valores por módulo:
Pagamento até o dia 10 de cada mês (12 parcelas fixas) | R$ 727,00
Pagamento até o dia 05 de cada mês (12 parcelas fixas) | R$ 677,00
Pagamento de cada módulo à vista | R$ 3.838,00
Obs: valores válidos para turma iniciada em 2018.

DESCONTOS

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:
Grupos de 3 e 4 alunos = 9% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 5 a 7 alunos = 15% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 8 e 9 alunos = 20% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 10 a 14 alunos = 25% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 15 a 19 alunos = 30% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 20 a 24 alunos = 35% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 25 a 29 alunos = 40% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos igual ou superiores a 30 alunos = 45% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*

*Estes decontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
*Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
*Estes descontos não são cumulativos com o desconto de pontualidade
*Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma

LOCAL

IBAC - 910 Sul - Conj. Mix Park Sul - Bloco F Sls. 119 a 131
Telefones: +55 (61) 3242-5250 | (61) 3443-4086


DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

⇔ Cópia do Diploma ou Certificado de conclusão do curso de Formação, Especialização, Mestrado ou Doutorado em Análise Comportamental.
Psicólogos: Cópia do Diploma/Certificado de conclusão do curso de graduação em Psicologia ou uma declaração de conclusão da Instituição de Ensino Superior.
Estudantes de Psicologia: Declaração da Instituição de Ensino Superior.
⇔ Foto 3x4
⇔ Cópia da carteira de Identidade e CPF
⇔ Comprovante de Residência

COORDENAÇÃO

João Vicente de Sousa Marçal | CRP: 01/5316 - Doutor em Psicologia (UnB), Psicólogo Clínico.

Gustavo Tozzi Martins | CRP: 01/12792 - Mestre em Ciências do Comportamento (UnB), Psicólogo Clínico.


ONLINE

Características do curso presencial conectado (Modalidade Online)


Os cursos presenciais conectados (online) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o profssor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão online.

Rivaneide M. Nicola - Aluna e Psicóloga clínica


Em 2009 concluí o curso de Psicologia pelo UNICEUB-DF e logo dei início aos atendimentos terapêuticos, mas sempre com aquela necessidade de adquirir novos conhecimentos como psicóloga clínica. No decorrer dos anos, soube, por meio de colegas de profissão, que o IBAC oferece excelentes cursos na área comportamental; atendimento clínico e estágio supervisionado na própria clínica, com dias e horários bem flexíveis. Hoje sou aluna do IBAC, fiz o curso de Formação em Análise do Comportamento, módulos 1, 2 e 3 e estou iniciando o curso de formação avançada em análise do comportamento. A equipe de professores e colegas é excelente, fez com que eu adquirisse uma bagagem de conhecimentos com a troca de experiências, bem como com as supervisões dos atendimentos clínicos, que foram facilitadoras para aprimorar ainda mais os meus atendimentos. O IBAC oferece cursos e minicursos, são trazidos profissionais com excelentes conhecimentos clínicos e abordagem em análise do comportamento. As aulas são presenciais e online, com excelente transmissão, o que facilita ao aluno a participação. Existe ainda a possibilidade dos alunos se organizarem e formarem grupos com preço especiais. Os cursos do IBAC são excelentes para os alunos que estão terminando o curso de graduação, como também aqueles que querem aprimorar seus conhecimentos na área clínica. Os cursos e minicursos são de assuntos atuais e ministrados por professores excelentes com vasto conhecimento profissional, todos preparados para oferecer o melhor para os alunos.

Denise Chaves de Melo Pereira - Psicóloga Clínica


Ainda na graduação participei de vários minicursos do IBAC.  A excelente qualidade dos minicursos oferecidos pelo IBAC com custo acessível aos graduandos em psicologia me fez uma aluna assídua bem antes da escolha da abordagem analítico comportamental. Os temas e os profissionais escolhidos para os mini cursos me ajudaram muito a realizar as atividades práticas na faculdade, principalmente nos estágios em psicoterapia. E agora como Psicóloga Clínica posso vivenciar e atestar, como o embasamento teórico, transmitido pelos excelentes Mestres e Doutores que ministram os cursos estão fazendo a diferença na minha práxis. No momento estou no terceiro módulo do curso de formação em clínica analítico comportamental, estou no segundo módulo do curso de formação em TEA Transtorno do Espectro Autista e quadros assemelhados e no primeiro módulo do curso de formação em Neuropsicologia. Estou me sentindo muito reforçada em ser aluna do IBAC.  Enfim quero parabenizar o IBAC e a sua equipe técnica pela atuação e agradecer a contribuição para a minha vida acadêmica e profissional.“

Silvana Santos - Psicóloga


“Tudo começou quando eu concluí minha graduação e tive aquela sensação que nada sabia. Bateu um desespero muito grande e uma frustração. Afinal, foram 5 anos, achei que sairia uma especialista nos atendimentos clínicos, mas a realidade foi bem diferente.

Durante a graduação quase não tive estágio em clínica. Foi aí que surgiu o IBAC, conversando com um professor na época da faculdade, ele me falou do Instituto. Um ano após a minha formatura, lembrei desta conversa e fui até lá, fui recebida pelo Professor Gustavo, que me mostrou toda a estrutura do IBAC, bem como, a sua metodologia de ensino. De cara vi que estava no lugar certo.

Os cursos são excelentes!! Conteúdos claros e atuais, Professores comprometidos e empáticos e as supervisões funcionam como uma oportunidade para colocar em prática todo o conteúdo aprendido.

O IBAC foi fundamental na minha carreira como Psicóloga Clínica, conforme eu disse anteriormente, os meus estágios durante a graduação foram fracos e só me deixaram mais insegura e frustrada. Com o IBAC eu me tornei Terapeuta, sei que só estou começando, mas pelo menos agora, sei para onde ir, antes eu não fazia ideia. 

Com toda certeza recomendo os cursos do IBAC!!! Uma vez escutei de uma colega da faculdade, que começou a atender em uma clínica logo após a formatura, disse que deveríamos dar a “cara a tapa”. Discordo!!! Somos profissionais da saúde, lidamos com pessoas que chegam a nós com um histórico de punição, adquirido ao longo da sua vida, não podemos simplesmente dar a cara a tapa, isso seria no mínimo irresponsável. Precisamos de muito estudo e muitaaaa prática.

O IBAC nos fornece tudo isso. Principalmente para o profissional que assim como eu, saiu sem saber para onde ir.

O IBAC me deu autoconfiança, atender um cliente e acompanhar sua evolução durante o processo terapêutico, através das intervenções, dos deveres de casa, é simplesmente maravilhoso.”

Meigan Sack Rodrigues, aluna do IBAC


Eu sou Meigan Sack Rodrigues, aluna do Ibac, do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica, do curso de Formação no Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados e também do curso de Formação em Neuropsicologia. De todos os cursos que já pesquisei em Brasília, na área da Análise do Comportamento, pude verificar que o IBAC possui a metodologia, bem como quadro de professores que mais se aproximaram com os objetivos que eu pretendia, ou seja, de uma formação clínica aprofundada e voltada para um aprendizado mais dinâmico e com experiência que faz toda a diferença, por essa razão a minha primeira escolha foi buscar a excelência dos cursos ofertados pelo IBAC. Ainda, eu sou uma das pessoas que mais indico os cursos do Ibac para os colegas, não só da área da psicologia, mas para os profissionais em geral que buscam se aprofundar na análise do comportamento, pois o aprendizado obtido, ao longo dos semestres, confirmam a credibilidade e a reputação que o IBAC possui. No meu caso, eu pude verificar  in loco e por essa razão não só indico os cursos de formação aos colegas, como eu mesma passei a ser aluna dos demais cursos ofertados, quando não raro estou matriculada nos minicursos organizados ao longo dos semestres, sempre com temáticas interessantes e com muita prática, o que para a minha área de atuação profissional é fundamental.

Elaine Azevedo, estudante do Módulo 2 do curso Formação em Análise Comportamental Clínica oferecido pelo IBAC


"A iniciativa do IBAC de oferecer esse curso foi sem dúvida de grande importância na vida de nós psicólogos e psicólogos em formação, por ser uma temática tão atual e tão recorrente nos consultórios de Psicologia.  Um curso que agregou muito valor à minha vida profissional, por ter um facilitador tão capacitado e que trouxe-nos muito de suas experiências como clínico, além da teoria."

Mariana Lobo de Souza Pinheiro, profissional de Psicologia


É sempre um prazer desfrutar do ambiente caloroso do IBAC e aprender com professores e colegas conhecimentos que nos agrega. Tenho um carinho especial pela professora Laércia, com quem já aprendi tanto. Com o intuito de revê-la e aprender um pouco mais com sua vasta experiência, pude participar do minicurso. Mais uma vez, Laércia me inspirou a ser uma profissional cada vez melhor, vislumbrando um cenário onde é possível colaborar para tornar famílias mais felizes e, consequentemente, para um mundo melhor.  Exemplo de dedicação à ciência, amor ao ser humano e transparência em suas relações. Só tenho a agradecer pela valiosa experiência.

Dra. Raquel Manzini, Psicóloga Clínica


“O minicurso da Profª Laércia é essencial para os profissionais de qualquer abordagem da Psicologia que atendem crianças. Os temas são atuais e a professora, conceituada pesquisadora e clínica, oferece um curso com temas diversos sempre vinculados à sólida teoria. Ética e envolvente, a professora por si só dá uma aula de postura profissional diante dos pais e da criança na clínica e na escola.”

Fabiola Rodrigues Ferreira – Psicóloga e ex-aluno do IBAC


Conheço o IBAC há mais de 10 anos quando fiz minha formação em Análise Comportamental Clínica e desde então fiquei muito satisfeita com a qualidade e seriedade da Instituição, se falar a qualidade dos professores. Esse é o primeiro Minicurso que participo, mas com certeza, não será o último! O minicurso foi muito bom e a profa Laércia é excelente! Parabéns a toda equipe do IBAC.

Edvânia Mara de Souza, estudante do curso Formação Avançada em Análise Comportamental Clínica oferecido pelo IBAC


Foi muito bom viu?! Fiquei encantada não apenas com o conteúdo do curso, mas com a forma da professora Laercia transmitir esse conhecimento. Muito enriquecedor, amei.  Quero ser igual a ela um dia...

Mônica Moreira Diniz (estudante do módulo 2 do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC)


Acho super importante participar dos minicursos para nos atualizarmos e aprendermos cada vez mais. No último ano participei de todos os minicursos ofertados pelo IBAC, são todos interessantes, com profissionais competentes e assuntos relevantes para o estudante e profissional de psicologia. Acho a iniciativa do IBAC em promover esses minicursos maravilhosa, já que podemos aprender muito. Todos os que fiz gostei muito e farei sempre que tiver. Foi ótimo participar do minicurso com a Prof. Dra. Maria Martha Hubner, apesar de sair de lá com a cabeça bem pesada com tanto conhecimento. O interessante é que nos faz pensar e ir à procura de mais aprofundamento. Vale muito a pena participar dos minicursos do IBAC. Porque traz muito conhecimento e reflexões importantes para crescermos como pessoas e profissionais.

Adriano Pereira De Souza​ (estudante do Módulo 3 do curso FAACC​)


"Estou muito feliz e grato por ter participado do minicurso habilidades terapêuticas ministrado pelo professo Denis Zamignani.
O professor Denis foi extremamente claro e sucinto em sua apresentação, assim facilitando a compreensão do conteúdo e não permitindo que se transformasse em uma apresentação redundante e/ou chata. Outro ponto que também contribui para o minicurso ser algo atrativo e de fácil compreensão, foram as práticas que ele fez junto com o público no decorrer de sua apresentação. Sem dúvida sai do minicurso mais sábio e com a sensação de quero mais.
"

Bárbara Ferreira Borghi (estudante do IBAC, Módulo 3 de FAACC)


"Participar do workshop "FAP - desenvolvendo habilidades terapêuticas" com o prof dr Paulo Gomes de Sousa-Filho no último final de semana trouxe muitas surpresas. Pude sair da minha zona de conforto e ter um momento para refletir sobre como ser vulnerável e como tais ações pode trazer enormes crescimentos pessoais. Foi proposto experimentar novas situações que não são comuns no dia a dia e observar como atitudes diferentes trazem diversas consequências, que são refletidas na prática profissional, mas principalmente no amadurecimento como um todo, nas pequenas ações do cotidiano. Conseguir não só olhar para a meu modo de agir, minhas limitações e pontos fortes, mas também possibilita ver o outro de uma nova maneira. Além disso, notamos que nossos pensamentos 'brincam' com a gente e nos colocam em situações que valem a pena serem questionadas"

Mara Regina Andrade Prudêncio (Profissional de Psicologia e Especialista em Análise do Comportamento pelo IBAC)


"Participar do Minicurso Habilidades Terapêuticas e Intervenções Prescritivas e Reflexivas foi realmente uma experiência incrível. Além de o conteúdo ser de grande relevância para minha atuação como psicóloga clinica, o Prof. Denis apresentou ótimo domínio de conteúdo e valorizou a contribuição dos alunos!
Realmente foi um evento de qualidade e bastante produtivo!"

Sofia Gomes - Psicóloga


"Conheci o IBAC quando procurava na internet cursos de pós-graduação e fiquei muito interessada quando vi a grade currícular, achei muito completa. Depois tive o depoimento de vários conhecidos de ser um bom curso. E confirmei essa qualidade quando começei a estudar no IBAC. Os professores são ótimos, a equipe técnica para suporte aos alunos online também, e tem melhorado a cada dia essa acessoria. Estou feliz de ter concluido o curso de especialização em Análise Comportamental Clínica. O curso está sendo de extrema importância para dar continuidade em minha carrreira profissional."