Formação em Transtornos do Espectro Autista e Quadros Assemelhados

Formação* em Ensino Especial com Ênfase em Transtornos do Espectro Autista e Quadros Assemelhados



Apresentação


Em 2010 0 IBAC começou a oferecer cursos de extensão na área de educação especial com ênfase nos Transtornos do Espectro do Autismo. Desde então, observou-se grande procura por profissionais de diversas áreas para uma formação mais aprofundada nas temáticas abordadas. Com uma iniciativa pioneira no centro-oeste, o IBAC iniciou o curso de Formação em Ensino Especial com Ênfase em Transtornos do Espectro Autista e Quadros Assemelhado em 2013, com o intuito de formar profissionais para atuação na prática clínica. O curso visa uma formação transdisciplinar para que profissionais de diversas áreas (psicologia, medicina, fonoaudiologia, educação física, pedagogia, direito e nutrição) possam convergir seus conhecimentos na compreensão global das pessoas com transtornos de aprendizagem.
O projeto pedagógico é inovador, contribuindo com a formação profissional por meio de um pluralismo de olhares sobre o mesmo fenômeno. O corpo docente é composto por professores universitários provenientes das principais instituições de ensino superior de Brasília e região. Todos os professores possuem um forte currículo acadêmico em pesquisa (a maioria doutores ou mestres) e com grande experiência em atendimento clínico.
O aluno da Formação tem acesso a uma estrutura curricular atualizada constantemente, formação prática supervisionada, atividades complementares, salas de atendimento adaptadas para a clientela atendida, amplo espaço físico e um sistema completo e diversificado de avaliação. Todos estes recursos preparam o profissional (ou o futuro profissional) para que o mesmo esteja suficientemente qualificado para uma atuação clínica segura e eficaz.
Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região centro-oeste, constituindo-se também numa forte referência nacional.


Análise Comportamento


O curso tem como abordagem teórica a Análise do Comportamento. Popularmente conhecida como “Método ABA” (sigla oriunda do inglês Applied Behavior Analysis) conforme difundida por pais de crianças especiais e educadores, a Análise do Comportamento Aplicada tornou-se referência no Brasil e no mundo como uma poderosa ferramenta interventiva no acompanhamento e ensino às pessoas com TEA e quadros assemelhados.
O profissional com orientação teórica comportamental está apto a abordar, intervir e manejar questões comportamentais oriundos de todas as áreas do comportamento humano (social, educacional, adaptativa, física e cognitiva). Por se tratar de uma abordagem pautada nos princípios das ciências naturais, com resultados baseados sempre em análises de dados, as técnicas utilizadas são de fácil compreensão e contestação por parte de outros profissionais, favorecendo um prognóstico favorável a estes indivíduos.
Aperfeiçoar e aprofundar, com base na Análise do Comportamento Aplicada, a formação de profissionais e estudantes interessados em atendimento de indivíduos diagnosticados com transtornos do espectro autista e quadros assemelhados e difundir, a partir de pressupostos experimentais, o conhecimento científico e as práticas clínicas ligadas à área e que contribuem com a melhoria de qualidade de vida destes indivíduos e seus familiares.
1 ano e meio (três módulos semestrais).
420 horas incluindo aulas teóricas e práticas.
Profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde ou educação.
- Presencial
- À Distância (Presencial Conectado / Online)
- Formação filosófica, teórico-conceitual e aplicada;
- Horas em atividades complementares para a graduação;
Módulos 1, 2 e 3
Aulas aos sábados à tarde ou às quintas à noite**

* Estamos realizando uma enquete para saber o dia da aula desejado pelos alunos. A enquete é preenchida ao realizar a pré-inscrição. * Aulas especiais poderão ser marcadas, conforme necessidade de ajustes no calendário acadêmico.

Início da Próxima Turma


Fevereiro de 2018.

PROFESSORES REGULARES

Ψ Ana Maria A. De Albuquerque Fernandes

CRP 01/15337. Mestre em Ciências do Comportamento (UnB). Psicóloga Clínica de Crianças e Adolescentes.


Ψ Ana Rita Coutinho Xavier Naves

CRP: 01/11281 – Doutora em Psicologia (UnB), psicóloga clínica, professora do IESB.


Ψ André Lepesqueur Cardoso

CRP: 01/15413 - Doutorando em Psicologia (UnB), psicólogo clínico, professor do IESGO.



Ψ Crislei Maria de Morais

Especialização em Educação Física Escolar (UNB) e Ensino Especial, Educadora Física (Alvorada), Pedagoga (Albert Einstein), Bacharel em Direito (FAPRO), Psicopedagoga (UCAM). Professora (SEEDF).
Ψ Fabiana Azevedo de Andrade

CRP: 01/17.047 - Mestre em Ciências do Comportamento (UnB), Docente no curso de psicologia do IESGO e Psicóloga Clínica do NINAR.










Ψ Gustavo Tozzi Martins

CRP 01/12792 - Mestre em Ciências do Comportamento (UnB). Diretor Pedagógico do IBAC, Coordenador do Curso de Formação Básica e Avançada em Educação Especial, Docente no curso de psicologia da UNIP, Psicólogo clínico e Supervisor clínico do NINAR.







Ψ Ivo Oscar Donner

CRP 01/4590 – Mestre em Psicologia (UNB), Especialista em Biofeedback (Canadá pela Thought Technology e Estados Unidos pela American Biotec Corporation), graduado em Engenharia de Operações em Eletrônica (PUCRS), membro efetivo da AAPB (Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback), da SSNR (Society for The Study of Neuronal Regulation) e possui certificado da NRNP (National Registration for Neurofeedback Pratictioners). Diretor Clínico da Clínica Donner.
Ψ Leticia de Paiva Alcântara Gentil

CRM: 16463 – DF - Médica Psiquiatra (ESCS), Residência Médica em Psiquiatria (Hospital São Vicente de Paulo), Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência (IPq FMUSP), Estágio em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Boston's Children's Hospital, hospital de treinamento da Universidade de Harvard). Médica Psiquiatra Clínica (SES-DF).


Ψ Luciana Verneque

CRP 01/11851 – Doutora em Ciências do Comportamento (UNB). Docente no IFB e Psicóloga Clínica.



Ψ Mara Rubia Rodrigues Martins

Mestre em psicologia (UCB), pedagoga, psicopedagoga com formação clínica e institucional, professora de classes especiais de alunos com TEA na SEEDF.

Ψ Marcia Yunes

CRP 01/17415 – Especialista em Neuropsicologia (FMUSP), Especialista em Geriatria (UNICAMP), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (IBNeuro). Coordenadora Clínica (IBNeuro) e Psicóloga Clínica.
Ψ Patricia Costa Bezerra

Doutora em Medicina (UNB), Mestre em Psicologia (UNB), Especialista em Nutrição Clínica (USP). Nutricionista Clínica de Adultos e Crianças.


Ψ Raquel Ramos Ávila

CRP: 01/9494 - Doutora em Ciências do comportamento (UnB), psicóloga clínica, professora da UCB.



INSCRIÇÕES


As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição pelo site ao clicar em um dos botões abaixo, a confirmação da inscrição acontecerá mediante depósito bancário identificado no valor de R$ 220,00 - referente ao valor da matrícula, na conta do IBAC (Banco do Brasil/ Agência 1004-9 / Conta 16.375-9) com o envio do comprovante via E-mail para ibac@ibac.com.br com seus dados pessoais (nome, telefone para contato, faculdade e semestre). As inscrições também podem ser feitas diretamente na Sede do Instituto - 910 Sul-MIX PARK SUL, bloco F, salas 119 a 131.

Obs. A matrícula e a 1ª parcela serão pagas via depósito bancário identificado ou na secretaria do IBAC. A partir da 2ª parcela o aluno irá efetuar seu pagamento através de boleto bancário que poderá ser emitido pelo mesmo no Portal do Aluno.
 
 
 

INVESTIMENTO

Modalidade Presencial


Valores por módulo:
Pagamento até o dia 25 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$ 693,00
Pagamento até o dia 20 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$ 645,00
Pagamento de cada módulo à vista | R$ 3.659,00

Modalidade à Distância (Online)


Valores por módulo:
Pagamento até o dia 25 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$ 727,00
Pagamento até o dia 20 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$ 677,00
Pagamento de cada módulo à vista | R$ 3.838,00

Obs: valores válidos para turma iniciada em 2018.

DESCONTOS

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:
Grupos de 3 e 4 alunos = 9% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 5 a 7 alunos = 15% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 8 e 9 alunos = 20% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 10 a 14 alunos = 25% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 15 a 19 alunos = 30% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 20 a 24 alunos = 35% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos de 25 a 29 alunos = 40% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*
Grupos igual ou superiores a 30 alunos = 45% de desconto nas parcelas mensais de cada aluno do grupo*

*Estes decontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
*Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
*Estes descontos não são cumulativos com o desconto de pontualidade

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.
Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida,
a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.


LOCAL

Sede do IBAC. Localizada no endereço SGAS 910 - Condomínio Mix Park Sul, Bloco F, Sala 123. Asa-Sul, Brasília-DF
Telefones: +55 (61) 3242-5250 | (61) 3443-4086
ibac@ibac.com.br


DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

⇔ Declaração do curso de graduação expedida pela Instituição de Ensino Superior.
⇔ Foto 3x4
⇔ Cópia da carteira de Identidade e CPF

COORDENAÇÃO

Gustavo Tozzi Martins | CRP: 01/12792 - Mestre em Ciências do Comportamento (UnB), Psicólogo Clínico.

À DISTÂNCIA (ONLINE / PRESENCIAL CONECTADO)

Características do curso à distância (Modalidade Presencial Conectado / Online)


Os cursos à distância (online) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o profssor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão online.